Assembleias: se não participar, não adianta reclamar depois.

A participação em assembleias de condomínio é tão importante que deve ser vista como um compromisso do condômino individualmente com o prédio, sua unidade e com a comunidade que vive ou trabalha nele como um todo.

 

Compromisso com a coletividade, com o prédio e com cada unidade. Assim deve ser vista uma assembleia de condomínio. Mesmo que poucos moradores pensem dessa forma, essas reuniões devem ser vistas como um dos momentos mais relevantes da vida em comunidade. É a hora de conhecer os problemas, discutir soluções e encontrar caminhos conjuntamente.

Por isso, a presença de todos os condôminos é fundamental. Afinal, quem não comparece, aceita o que for decidido (em seu nome, pela maioria) e, mais, ter de lidar (sem reclamar) com essas decisões tomadas pela maioria.

Não são decisões fáceis e precisam do maior número possível de condôminos presentes. Assim, temas como o cotidiano do prédio, obras, contratações, despesas etc., que deveriam ser votados e definidos por todos, acabam sendo votados e aprovados pelos poucos que estavam presentes. Pior, essas decisões podem pegar de surpresa quem não participa. Quem não participa, de certa forma, está concordando com o que for discutido, deliberado e decidido na assembleia; participar é poder colocar seu ponto de vista (e ouvir o dos outros) em situações que dizem respeito a todos e a cada um.

A administradora de condomínio também é a parceira nessa hora. Orientando na convocação, conduzindo a reunião, redigindo a ata e, principalmente, contribuindo com as discussões, trazendo opções e soluções a questões apresentadas, entre outras ações.

 

Como fazer para que a presença seja maior?

É possível tornar as assembleias mais atrativas e, assim, aumentar a presença.

O primeiro passo para formalizar a chamada de uma assembleia é o envio do edital de convocação com a pauta detalhada da reunião a todos os condôminos, sem exceção. A forma e o prazo da convocação devem obedecer à previsão da Convenção do Condomínio.

Para atrair um maior número de pessoas, o edital pode ser reforçado por uma boa divulgação. Os avisos podem ser colocados em um local pelo qual todos passem e vejam, como um quadro de avisos ou elevadores, além daqueles entregues nas unidades ou endereço informado pelo condômino.

Uma assembleia pode, de alguma forma, ser um encontro mais agradável. Uma boa recepção, se possível, um pequeno brunch, abertura para mais conversas sobre o dia a dia do prédio, fazer com que todos participem das discussões, ouvir opiniões etc., são atitudes que agradam e fazem com que a presença seja sempre maior. Uma das coisas que deve ser evitada com o máximo de cuidado são discussões entre moradores (sempre haverá o condômino que tem uma reclamação de um vizinho)

O primeiro passo para atrair o maior número de pessoas é fazer o convite. Que deve ser uma convocação e obedecer à previsão da Convenção do Condomínio. Isso deve começar com uma boa divulgação. Pode ser em um local pelo qual todos passem e vejam, como um quadro de avisos, elevador, ou mesmo diretamente, em cada unidade. Isso depende do que o síndico entenda que seja melhor – sempre orientado pela administradora. E-mails, caso o condomínio adote essa prática, também ajudam.

O síndico pode ajudar a reforçar o convite diretamente com cada condômino, em conversas em áreas comuns ou de unidade em unidade. Falando sobre a importância da reunião e destacando pontos que serão discutidos e que precisam, sim, da participação de todos para serem aprovados.

Já é mais do que provado que um condômino comparece e participa das assembleias, se ele tem interesse em um ponto particular, tem um problema com sua unidade. Importante mostrar que todos os assuntos que serão discutidos são também de interesse dele, da sua unidade e do condomínio, que ele também faz parte.

 

Como conduzir a assembleia?

Como dito, importante ter um roteiro pré-estabelecido. Ele será a linha condutora da reunião. Na reunião, dois fatores são fundamentais: objetividade e clareza.

O que torna a assembleia atrativa é sua objetividade e a boa condução dos temas. O condomínio deve conseguir tornar esse momento o mais produtivo possível. Tudo bem que alguns temas podem ser pesados, maçantes, mas ter um roteiro torna mais leve essas discussões e faz com que todos se sintam mais à vontade. Ele permite que a reunião seja objetiva, sem demora ou grandes debates que não levam a lugar algum. Temas individuais não devem ser discutidos em Assembleia, salvo se tiverem implicação na vida condominial.

Clareza. Nunca deixe qualquer ponto ficar obscuro. Se uma decisão importante não estiver bem esclarecida, pode gerar problemas futuros. Sempre que cada ponto for definido, não custa nada perguntar se ainda há dúvidas. Ouvir a todos é importante, mas sem perder o fio condutor da reunião, para não gerar ruídos posteriores.

Enfim, mais do que achar que uma assembleia é chata e não querer participar, a vida do condomínio pode e deverá ser decidida nessa reunião. Portanto, participar é saber o que está acontecendo no seu prédio e tomar decisões em conjunto para o bem de todos.

 

Vantagens de contratar uma administradora de condomínios certificada pelo PROAD

 Contar com uma administradora de condomínios certificada com o Selo PROAD traz diversas vantagens para síndicos e condôminos. Isso porque, quando uma empresa conta com essa certificação, há a garantia de boas condutas e serviços relacionados aos aspectos profissional, operacional e técnico.

Para obter o certificado, as administradoras devem cumprir uma série de requisitos e passar obrigatoriamente pela auditoria do Bureau Veritas, grupo internacional fundado em 1828 e que ocupa a liderança mundial em certificações.

Entre as exigências para que uma administradora obtenha o Selo PROAD estão:

  • Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial relacionadas a crimes ao patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
  • Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados ou títulos protestados;
  • Manter uma sede física em condição de funcionamento diário nos horários de atendimento ao público de clientes e fornecedores;
  • Adotar estrutura tecnológica adequada para as atividades.
  • Atuar no segmento de administração condominial há pelo menos 5 anos;
  • Ter capital social integralizado mínimo de R$200 mil no contrato social;
  • Ser associada a AABIC e ao Secovi-SP.

 

O Selo PROAD é a garantia que síndico e moradores e usuários estarão seguros, com a consultoria e trabalho de uma administrado reconhecida pelo seu bom trabalho. E que está sempre sendo analisada e auditada pelo setor, por seus pares. Procure sempre por uma administradora de condomínios com o Selo PROAD.