• 11 2495.5955
  • contato@proadsp.com.br

Administradora de Condomínios

Para obter a certificação PROAD é necessário seguir 4 passos:

  • Cumprir com os Requisitos do Programa;
  • Solicitar Ficha de Inscrição;
  • Agendar Auditoria;
  • Receba o Certificado.

Os requisitos para certificação PROAD são:

  • Adotar estrutura tecnológica adequada para realização de suas atividades;

  • Manter seus recursos humanos sempre atualizados e capacitados de exercerem suas atividades e de prestar atendimento adequado aos seus clientes. Atrelar-se aos centros de capacitação e treinamentos das entidades do setor, investindo em cursos de formação pertinentes à área de atuação;

  • Possuir em seu quadro sócios diretores, gerentes ou executivos de indiscutível idoneidade e ilibada conduta, com formação profissional adequada, conhecimento e experiência no ramo de atividade;

  • Manter uma sede física em condições de funcionamento diário nos horários de atendimento ao público de clientes e fornecedores;

  • Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial, não ter sido condenado em processos criminais relacionados a crimes contra o patrimônio, fé pública e administração pública em geral, ressalvados os casos submetidos e apreciados pelo Conselho de Ética e Credenciamento;

  • Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados ou títulos protestados, inclusive dos sócios e principais executivos, ressalvados os casos submetidos e apreciados pelo Conselho de Ética e Credenciamento;

  • Ter capital social integralizado de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) incluídos em seu balanço patrimonial na data da solicitação para ingresso nesta Autorregulamentação;

  • Atuar no segmento de administração condominial por mais de 05 (cinco) anos, tendo neste período apresentado eficiência e eficácia na condução dos negócios;

  • Ser associada as entidades AABIC e Secovi-SP.
  • Taxa de adesão (valor reajustado mensalmente pelo índice IGPM), no momento da solicitação de inscrição para o Programa;

  • Anuidade, para custear as ações de administração do Programa (pagamento é realizado mensalmente), tendo seu início após a validação da certificação da administradora;

  • Auditoria, custo varia de acordo com o número de condomínios que a empresa administra;

  • Projeto de marketing para divulgação do programa, custo é rateado pelas as empresas credenciadas, onde o pagamento deverá ser realizado em sua integralidade após validação da certificação da administradora.

As administradoras certificadas são avaliadas em vários quesitos, tanto na gestão de sua empresa, quanto na gestão de seus condomínios, tais como:

  • Gestão Administrativa;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Tributária;
  • Gestão de Assuntos Jurídicos.

O certificado é válido por 2 (dois) anos, sendo necessário após esse período uma recertificação da empresa contemplada com o selo.

A completar 1 (um) ano de certificação, é necessário que as empresas realizem uma auditoria de manutenção, com objetivo de avaliar se suas atividades estão de acordo com as normas e padrões de qualidade presentes no Regulamento do Programa.

A certificação PROAD é apenas para empresas que atuam no segmento de administração condominial.

No momento o PROAD certifica apenas administradoras no Estado de São Paulo, porém, esse processo de Autorregulamentação da Administração de Condomínios já é uma realidade presente em outros estados, como Rio de Janeiro e até outros países, como Portugal, com histórias de sucesso.

Para participar do processo de obtenção do certificado PROAD as empresas devem estar atuando no segmento de administração condominial por mais de 5 (cinco) anos, tendo neste período apresentado eficiência e eficácia na condução dos negócios.

Administradoras que apresentarem ficha financeira negativada, inclusive dos sócios e principais executivos, em bancos de dados cadastrais públicos ou privados ou títulos protestados, não poderão obter a certificação, ressalvados os casos submetidos e apreciados pelo Conselho de Ética e Credenciamento do Programa.

Administradoras de condomínios que não estiverem associadas as entidades AABIC e Secovi-SP, não podem obter a certificação.

Uma vez que a administradora cumpre com todos os requisitos do Programa, realiza o envio da documentação necessária (mais informações através do e-mail contato@proadsp.com.br) com a ficha de inscrição devidamente preenchida, e realiza o pagamento da taxa de adesão, o próximo passo é o agendamento da auditoria, que vai depender da disponibilidade de agenda entre a administradora e auditor. A auditoria tem duração de 2 a 5 dias, a depender da quantidade de condomínios que a empresa administra.   

Síndicos, Condôminos e Moradores

O PROAD é o Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios, que tem como objetivo certificar empresas especializadas em administração de condomínios, considerando a conduta e os aspectos profissionais, operacionais e técnicos dos serviços prestados.

A certificação PROAD é concedida às administradoras que passaram pela auditoria realizada pelo Bureau Veritas, líder mundial em certificações. Com validade de 2 anos, o selo garante que as empresas certificadas exerçam a atividade da administração condominial com qualidade, segurança e excelência.

O Programa tem por trás as principais entidades do mercado imobiliário paulista para garantir isso: AABIC e SECOVI-SP.

As administradoras certificadas possuem o selo de certificação em seus sites e materiais impressos de comunicação e vendas, além de exibirem o certificado em seus estabelecimentos físicos.

Em nosso site https://www.proadsp.com.br/administradoras-certificadas é possível identificar todas as empresas credenciadas ao Programa.

Contratar uma administradora certificada PROAD é garantia de qualificação necessária em prestação de serviços para condomínios.

Por meio de uma auditoria, o programa avalia minuciosamente todos os serviços de cada empresa, emitindo o selo de certificação apenas àquelas que apresentarem um padrão de qualidade em suas atividades.

São avaliados quesitos como:

  • Gestão Administrativa
  • Gestão de Contratos
  • Gestão de Recursos Humanos da Administradora
  • Gestão de Departamento Pessoal para os Condomínios
  • Gestão Financeira
  • Gestão Tributária
  • Assessoria para Assuntos Jurídicos

O principal objetivo do PROAD é possibilitar que síndicos e condôminos tenham a certeza de estarem contratando empresas de alto padrão, levando todo o setor a um novo patamar de qualidade, por consequência.

As boas práticas de mercado devem ser valorizadas, procuradas e expostas. Uma empresa certificada pelo PROAD tem nas boas práticas um princípio básico de eficiência e transparência no trato com o cliente. O certificado garante não só o bom serviço prestado, mas a melhor relação custo-benefício do mercado e a certeza da eficiência e da busca constante pela qualidade, com diálogo direto e aberto em torno do bem comum entre a empresa e cliente. Nesse sentido, o selo garante ao condomínio-cliente:

  • Busca constante de aprimoramento técnico e profissional;
  • Educação e treinamento continuados de seus colaboradores e prestadores de serviço;
  • Recursos humanos altamente preparados;
  • Base do atendimento está nas melhores práticas de mercado;
  • Conduta ética das empresas;
  • Relacionamento com seus clientes;
  • Profissionalismo na administração;
  • Sistemas de gestão de condomínios de alta performance;
  • Canais digitais de atendimento (SAC 2.0, chat, aplicativos e redes sociais);
  • Facilites (portaria, segurança limpeza, manutenção etc.);
  • Assessoria Jurídica;
  • Central de apoio técnico;
  • Pró-atividade: identificação e antecipação de problemas e busca de soluções;
  • Busca por resultados dentro do orçamento;
  • Contabilizações automáticas;
  • Emissão de gráficos e relatórios de pagamentos e inadimplência;
  • Alertas automatizados de vencimentos;
  • Previsão orçamentária;
  • Transparência nas gestões de processos administrativos;
  • Flexibilidade e soluções rápidas;
  • Trabalho conjunto e diálogo aberto;
  • Canal de comunicação direto com os gestores;
  • Entre outros.

No momento a certificação PROAD abrange apenas o estado de São Paulo, porém, esse processo de Autorregulamentação da Administração de Condomínios já é uma realidade presente em outros estados, como Rio de Janeiro e até outros países, como Portugal, com histórias de sucesso.

Navegue em nosso site https://www.proadsp.com.br/administradoras-certificadas e conheça as administradoras certificadas pelo Programa. Ao clicar no logo da administradora, você será direcionado a home page da mesma.