Confiança é a palavra-chave em qualquer relação. Em um negócio comercial, é fundamental. Já no segmento de administração de condomínios, é essencial!
Quando se fala em confiança, várias analogias vêm à cabeça. Uma das mais fortes é com relação a um médico. Saúde é um dos temas mais delicados na vida das pessoas (ainda mais em tempos como os que estamos vivendo).
Ter confiança em um médico é fundamental. Saber que ele conhece bem sua profissão, que sabe atender, tem formação acadêmica e, principalmente, se tem registro no órgão de sua classe, o Conselho Regional de Medicina (CRM). Tudo isso é preponderante.
Esse registro é essencial e condicional para o exercício da profissão. Sem ele, não se pode atender, medicar, enfim, ser médico. Ninguém vai, perguntar na hora de uma emergência, se o profissional tem o CRM. Está implícito: se ele está atendendo é porque tem e há o reconhecimento de sua classe.
Guardadas as devidas proporções, da mesma forma acontece com uma administradora de condomínios. Você pode até checar se ela tem credenciais, condomínios que atende, como é seu trabalho, se ela tem algum reconhecimento do setor, problemas passados, enfim, algo que demonstre quem ela é.
No entanto, para elas, o reconhecimento se dá pelo Selo Proad.
Mas o que é o Selo Proad?
O Proad é o Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios, que tem por trás as principais entidades do mercado imobiliário paulista para garantir isso, a AABIC e o Secovi-SP.
Ter esse selo é uma das garantias mais confiáveis de que se está contratando uma empresa que cuidará da saúde do condomínio com qualidade e com todos os requisitos que o setor e seu condomínio exigem.
Estar certificada com o Selo Proad é a certeza de que se está entregando a gestão do prédio a quem conhece e se preocupa diariamente com a saúde financeira e administrativa do condomínio.
Mas que problemas um condomínio pode ter?
Infelizmente, assim como o setor de Saúde, o segmento de administração de condomínios está repleto de administradoras despreparadas, até mal intencionadas. E os problemas vão recair no condomínio.
Seja má gestão do dinheiro arrecadado pelas cotas e rateios, falta de conduta dos gestores, problemas de relacionamento com funcionários, prestadores de serviços e condôminos, ou até mesmo desfalques.
Os problemas com uma administradora mal preparada são muitos. Os mais comuns:
– Mau uso dos recursos;
– Precificação (administradoras que cobram menos por um serviço canibalizam o mercado);
– Gestão de pessoas (relacionamento e direcionamento, sejam colaboradores, prestadores de serviço ou moradores);
– Fraudes;
– Desinformação;
– Falta de comunicação;
– Desconhecimento de leis e procedimentos;
– Má formação profissional;
– Dificuldades no atendimento;
– Processos arcaicos, antigos e ainda não automatizados;
– Falta de transparência;
Esses são somente alguns dos problemas que um condomínio pode enfrentar ao contratar uma administradora sem a devida certificação, preparo e profissionalismo.
Você pode confiar em uma administradora com o Selo Proad, assim como confia em um médico com CRM
Assim como um médico com CRM, cuja credencial é uma garantia que esse profissional é avaliado pelos seus pares e por um órgão competente, uma administradora, com o Selo Proad, passa a garantia de um trabalho seguro e certificado.
Essa certificação é constantemente auditada pela entidade e por uma certificadora internacional, o Bureau Veritas, grupo internacional fundado em 1828 e que ocupa a liderança mundial em certificações.
Ela é quem verifica se as empresas que detêm o selo, cumprem uma série de requisitos exigidos. E essa certificação tem de ser renovada periodicamente.
Uma administradora com o Selo Proad tem no desenvolvimento profissional uma regra e uma obrigação, com cursos específicos em diversas áreas da gestão. Tal qual um médico que necessita de profundo e constante aperfeiçoamento.
Uma boa administradora de condomínios deve disponibilizar soluções que facilitem a gestão do síndico. E por quê? Para que se tenha transparência, agilidade e eficiência. As administradoras bem estruturadas disponibilizam portais e aplicativos que permitem consultar as informações no celular ou computador.
Quais os diferenciais do Selo Proad?
O Selo Proad é um diferencial e uma referência de mercado. Uma garantia de se estar contratando uma empresa mais bem preparada no mercado e com todas as vantagens e garantias que isso traz.
Entre os requisitos para que uma administradora obtenha o Selo Proad estão:
- Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial aos crimes ao patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
- Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados, ou títulos protestados;
- Manter uma sede física em condição de funcionamento diário nos horários de atendimento aos clientes e fornecedores;
- Adotar estrutura tecnológica adequada para as atividades;
- Atuar no segmento de administração condominial há pelo menos 5 anos;
- Ter capital social integralizado com mínimo de R$200 mil no contrato social;
- Ser associada a AABIC e ao Secovi-SP.
O Selo PROAD é a garantia que síndicos e condôminos têm de que estão nas mãos de profissionais que conhecem seu ofício e que sabem cuidar da saúde do seu condomínio em todas as áreas. Assim como um médico, que precisa do CRM, uma administradora de condomínios com o Selo PROAD é a certeza de uma parceria que conhece a saúde do seu condomínio, desde sempre.