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Há situações em que não se pode arriscar. Tem que ser com um especialista.

Confiança é a palavra-chave em qualquer relação. Em um negócio comercial, é fundamental. Já no segmento de administração de condomínios, é essencial!

 

Quando se fala em confiança, várias analogias vêm à cabeça. Uma das mais fortes é com relação a um médico. Saúde é um dos temas mais delicados na vida das pessoas (ainda mais em tempos como os que estamos vivendo).

 

Ter confiança em um médico é fundamental. Saber que ele conhece bem sua profissão, que sabe atender, tem formação acadêmica e, principalmente, se tem registro no órgão de sua classe, o Conselho Regional de Medicina (CRM). Tudo isso é preponderante.

 

Esse registro é essencial e condicional para o exercício da profissão. Sem ele, não se pode atender, medicar, enfim, ser médico. Ninguém vai, perguntar na hora de uma emergência, se o profissional tem o CRM. Está implícito: se ele está atendendo é porque tem e há o reconhecimento de sua classe.

 

Guardadas as devidas proporções, da mesma forma acontece com uma administradora de condomínios. Você pode até checar se ela tem credenciais, condomínios que atende, como é seu trabalho, se ela tem algum reconhecimento do setor, problemas passados, enfim, algo que demonstre quem ela é.

No entanto, para elas, o reconhecimento se dá pelo Selo Proad.

 

Mas o que é o Selo Proad?

O Proad é o Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios, que tem por trás as principais entidades do mercado imobiliário paulista para garantir isso, a AABIC e o Secovi-SP.

 

Ter esse selo é uma das garantias mais confiáveis de que se está contratando uma empresa que cuidará da saúde do condomínio com qualidade e com todos os requisitos que o setor e seu condomínio exigem.

Estar certificada com o Selo Proad é a certeza de que se está entregando a gestão do prédio a quem conhece e se preocupa diariamente com a saúde financeira e administrativa do condomínio.

 

Mas que problemas um condomínio pode ter?

Infelizmente, assim como o setor de Saúde, o segmento de administração de condomínios está repleto de administradoras despreparadas, até mal intencionadas. E os problemas vão recair no condomínio.

 

Seja má gestão do dinheiro arrecadado pelas cotas e rateios, falta de conduta dos gestores, problemas de relacionamento com funcionários, prestadores de serviços e condôminos, ou até mesmo desfalques.

 

Os problemas com uma administradora mal preparada são muitos. Os mais comuns:

– Mau uso dos recursos;

– Precificação (administradoras que cobram menos por um serviço canibalizam o mercado);

– Gestão de pessoas (relacionamento e direcionamento, sejam colaboradores, prestadores de serviço ou moradores);

– Fraudes;

– Desinformação;

– Falta de comunicação;

– Desconhecimento de leis e procedimentos;

– Má formação profissional;

– Dificuldades no atendimento;

– Processos arcaicos, antigos e ainda não automatizados;

– Falta de transparência;

 

Esses são somente alguns dos problemas que um condomínio pode enfrentar ao contratar uma administradora sem a devida certificação, preparo e profissionalismo.

 

Você pode confiar em uma administradora com o Selo Proad, assim como confia em um médico com CRM

Assim como um médico com CRM, cuja credencial é uma garantia que esse profissional é avaliado pelos seus pares e por um órgão competente, uma administradora, com o Selo Proad, passa a garantia de um trabalho seguro e certificado.

 

Essa certificação é constantemente auditada pela entidade e por uma certificadora internacional, o Bureau Veritas, grupo internacional fundado em 1828 e que ocupa a liderança mundial em certificações.

Ela é quem verifica se as empresas que detêm o selo, cumprem uma série de requisitos exigidos. E essa certificação tem de ser renovada periodicamente.

 

Uma administradora com o Selo Proad tem no desenvolvimento profissional uma regra e uma obrigação, com cursos específicos em diversas áreas da gestão. Tal qual um médico que necessita de profundo e constante aperfeiçoamento.

 

Uma boa administradora de condomínios deve disponibilizar soluções que facilitem a gestão do síndico. E por quê? Para que se tenha transparência, agilidade e eficiência. As administradoras bem estruturadas disponibilizam portais e aplicativos que permitem consultar as informações no celular ou computador.

 

Quais os diferenciais do Selo Proad?

O Selo Proad é um diferencial e uma referência de mercado. Uma garantia de se estar contratando uma empresa mais bem preparada no mercado e com todas as vantagens e garantias que isso traz.

 

Entre os requisitos para que uma administradora obtenha o Selo Proad estão:

  • Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial aos crimes ao patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
  • Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados, ou títulos protestados;
  • Manter uma sede física em condição de funcionamento diário nos horários de atendimento aos clientes e fornecedores;
  • Adotar estrutura tecnológica adequada para as atividades;
  • Atuar no segmento de administração condominial há pelo menos 5 anos;
  • Ter capital social integralizado com mínimo de R$200 mil no contrato social;
  • Ser associada a AABIC e ao Secovi-SP.

 

O Selo PROAD é a garantia que síndicos e condôminos têm de que estão nas mãos de profissionais que conhecem seu ofício e que sabem cuidar da saúde do seu condomínio em todas as áreas. Assim como um médico, que precisa do CRM, uma administradora de condomínios com o Selo PROAD é a certeza de uma parceria que conhece a saúde do seu condomínio, desde sempre.