condominios-inteligentes-tendencia-ou-realidade-no-mercado-imobiliario

Condomínios inteligentes: tendência ou realidade no mercado imobiliário

Assim como em outras áreas, a tecnologia chega aos condomínios com a proposta de facilitar os processos, trazer mais segurança e melhorar a vida de quem vive neles. São os chamados condomínios inteligentes.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) os brasileiros estão de olho em 4 facilidades trazidas pela tecnologia: economia, segurança, conforto e sustentabilidade.

Esses são os principais pontos que a implementação de tecnologia auxilia na gestão condominial. Não somente, também é uma forma de garantir a integridade e valorização do patrimônio.

Confira agora quais as principais tecnologias e conceitos de sustentabilidade que fazem parte dos condomínios inteligentes.

Veja como elas podem melhorar o dia a dia nos condomínios e colaborar para uma gestão eficiente.

Afinal, o que são condomínios inteligentes

Quando falamos em condomínios inteligentes, logo pensamos em uso de tecnologia para facilitar os processos, controlar segurança e até mesmo automação residencial. De fato, esses são os principais argumentos para o emprego de tecnologia em um condomínio.

Além das diversas tarefas que podem ser automatizadas, resultando em processos descomplicados, com maior eficiência e produtividade, um condomínio para ser inteligente pode, ao mesmo tempo, utilizar conceitos de sustentabilidade que beneficiem quem vive nele.

Por isso vamos apresentar algumas dicas de tecnologia e conceitos de sustentabilidade que ajudarão seu condomínio a se tornar um pouco mais inteligente.

Sustentabilidade em condomínios inteligentes

Desde 1992, o assunto sobre sustentabilidade tem sido tema no Brasil. Muito por conta da realização da conferência das Nações Unidas ECO-92, promovida no Rio de Janeiro.

Desde então, esse tema vem ganhando força. No universo dos condomínios não tem sido diferente. Estima-se que em São Paulo 1 em cada 3 pessoas moram em um condomínio ou conjunto habitacional.

Sendo assim, há uma grande oportunidade para empreendimentos adotarem práticas sustentáveis. Qualquer que seja o seu tamanho ou tipo, todos podem contribuir.

Mas como?

Podemos começar com eficiência energética. Na própria iluminação do condomínio é possível implementar sensores de movimentos e lâmpadas do tipo LED. Elas chegam a consumir menos energia que os modelos fluorescentes em até 80%.

Sabia que as lâmpadas fluorescentes são tóxicas por possuírem mercúrio em sua composição?

Outra prática sustentável é o reaproveitamento de água das chuvas para uso e áreas comuns, como regar as plantas, lavar os ambientes etc.

Condomínios inteligentes: confira 6 dicas

As inovações dos condomínios inteligentes ganham força a cada dia. Existem diversas formas de integrar os sistemas presentes dentro dele e melhorar a vida dos condôminos.

Veja algumas das tecnologias que estão mudando a rotina dentro desses ambientes.

Controle de acesso com biometria e tag veicular

Um sistema de controle de acesso inteligente pode trazer um impacto operacional positivo no dia a dia dos condôminos. Não somente, é mais seguro que o “olhômetro” dos porteiros.

Além disso, o reconhecimento biométrico é um sistema complexo de se enganar ou burlar. É uma chave de identificação de algo que o morador é, por exemplo, a impressão digital. Ela é uma das mais utilizadas nesse sistema.

As TAGs veiculares também são outra forma de tecnologia possível de se implementar na segurança ao prédio. De forma muito similar ao reconhecimento biométrico, aqui, o sistema do condomínio irá reconhecer o veículo através de um adesivo eletrônico.

Portaria remota

Alguns condôminos ainda ficam receosos com portarias remotas. Pensam: “como a falta do porteiro tornaria o condomínio mais seguro?”.

Entretanto, se esquecem que uma pessoa mal intencionada poderia facilmente ameaçar o porteiro e obrigá-lo a abrir a porta, não é mesmo?

Ao contar com uma portaria remota, o porteiro fica em outro local e acompanha toda a movimentação através do interfone e câmeras.

Aplicativo para gestão de condomínio

Hoje em dia, todos nós utilizamos algum tipo de aplicativo no celular para resolvermos questões do dia a dia. Da mesma forma, essa facilidade também chega aos condomínios.

Os aplicativos de gestão de condomínio permitem:

  • Controlar o acesso nas portarias;
  • Realizar a gestão de encomendas;
  • Emitir segunda via de boletos;
  • Fazer reservas de espaços;
  • Atualizar cadastros; e até
  • Realizar o atendimento de condôminos.

O aplicativo possibilita a otimização do trabalho através da automação de tarefas e atendimentos.

Assembleia virtual

A assembleia virtual foi uma alternativa durante a pandemia do Covid-19, de outra forma, algumas demandas nos condomínios sofreriam atrasos.

Não somente, é uma forma de diminuir as faltas e aumentar a participação dos condôminos.

Coleta seletiva e reciclagem

A coleta seletiva é uma ótima forma de contribuir com o meio ambiente. Além disso, ela possibilita que o condomínio tenha um aspecto positivo em sua gestão.

Em curto prazo, ela ajuda diminuir a proliferação de ratos e outras pragas urbanas no condomínio. Especificamente em locais que servem de depósito de lixo.

Em médio e longo prazo, essa prática contribui para a valorização do condomínio.

Economia energética

Como falamos anteriormente, a atualização da iluminação e a implementação de sistemas de detecção de presença ajudam na economia de energia a médio e longo prazo.

Agendamento na reserva de espaços

Imagine como seria fácil reservar a área da churrasqueira com alguns toques no aplicativo e, caso haja, até efetuar o pagamento da taxa nele mesmo. Seria mais cômodo que interfonar e aguardar a verificação de disponibilidade em um livro ou lista.

 

Gostou das facilidades dos condomínios inteligentes que foram apresentadas? O que achou das assembleias virtuais? Curioso para saber como elas funcionam? Baixe o nosso Guia Prático para Assembleias Virtuais! Nele você aprenderá mais sobre essa ferramenta.

Deixe um comentário