O mundo se transformou e seu condomínio também.

Em 2016, coordenei um painel no Secovi-SP que focava o “Panorama da Administração Condominial“. Na oportunidade, eu e os demais convidados falamos sobre as novas tecnologias e serviços especializados que estavam influenciando o segmento, destacando a mudança do perfil do condômino. De lá para cá, novos serviços e ferramentas surgiram para facilitar a vida de todos. A tecnologia veio para trazer facilidades à prestação de serviço, como uma forte aliada. O condômino (e o mundo) está mais conectado e mais interativo.

O panorama atual da administração condominial deve levar em conta todas essas ferramentas e serviços que temos à nossa disposição. Também temos de levar em consideração como nosso mercado cresceu nos últimos anos. Para se ter ideia, de acordo com a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio Embraesp), foram lançadas na cidade de São Paulo 32,8 mil unidades residenciais em 2018, volume 4% superior às 31,4 mil unidades lançadas em 2017. O mercado espera que esse número seja ainda maior em 2019. Isso, sem contar os edifícios comerciais, que também vêm aumentando ano a ano. Ou seja, os desafios só tendem a crescer.

No tocante à administração, o setor conta com empresas que atuam de acordo com as normas legais e procedimentos rígidos de controle, mas existem aquelas que não seguem esse compromisso. Por outro lado, há também uma concorrência cada vez mais agressiva, que promove preços e isenções que beiram a irresponsabilidade. Os preços chegam ao ponto de causar dificuldades sérias para quem trabalha de acordo com as melhores práticas de mercado, inclusive para elaborar propostas de trabalho para concorrer com quem não o faz. Este cenário já ocorria em 2016, causando reflexos ruins ao setor e continua acontecendo.

Foi também por esse motivo, para que o mercado buscasse sua autorregulamentação que, em 2016, foi lançado o PROAD, que veio para demonstrar que empresas que trabalham com profissionalismo e ética, podem demonstrar isso ao mercado. As empresas certificadas seguem um regulamento com diversas previsões operacionais e legais, informações, orientações e recomendações. Assim, o PROAD tem como um de seus objetivos ajustar o mercado e permitir que o cliente escolha empresas que entregam serviços de forma correta e dentro de padrões éticos e de qualidade.

Aproveitar o momento

As boas administradoras, que seguem o “manual das boas condutas de mercado” fazem com que o mercado apresente um viés positivo para as empresas credenciadas e seus clientes. O manancial de ferramentas de que dispomos colabora para que tudo esteja na palma das mãos, contribuindo com a gestão dos condomínios. Basta saber tirar o melhor proveito delas.

Atualmente, grande parte de nossa vida como administradores está automatizada e facilitada, seja por meio dos aplicativos ou do próprio portal das empresas, além dos sistemas de gestão interna. O condomínio tem acesso a todos os serviços e informações de forma ágil e segura e a maior parte do transito de documentações e obrigações é feita digitalmente. O que estava começando, em 2016, é realidade e condição obrigatória hoje para continuar prestando serviços de forma eficiente e segura. Tempo e tecnologia são aliados fundamentais.

Os desafios não param

Mas ainda há desafios a ser superados. Mas as adversidades contribuem para que as administradoras prestem serviços cada vez melhores e se diferenciem daquelas que não conseguem acompanhar as exigências de mercado. Temos “novas responsabilidades” em razão dos serviços que prestamos mas ao mesmo tempo, desenvolvemos novas competências para gerir estas questões com eficiência, agilidade e pró-atividade.

Assim, é necessário que façamos uma referência à nova Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor em 2020 – e já vem ensaiando algumas regras. A lei ainda será analisada e melhor divulgada, principalmente no que diz respeito ao nosso setor, e dispõe sobre o “tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.  Todo o cuidado com as informações será pouco de acordo com as previsões desta legislação.

São demandas dos novos tempos. Nossos serviços e os empreendimentos que administramos podem estar seguros de que recebem os melhores serviços. Há três anos imaginávamos um mundo em evolução, mas esta situação é constante. Já temos novas necessidades hoje. As colocações no evento do Secovi em 2016 ainda são atuais: “Não sabemos como será o mercado daqui dois, cinco ou dez anos. A tecnologia estará cada vez mais integrada às relações com o condômino, como “cliente”.” Com certeza, em três anos voltamos a nos falar e teremos situações e novidades que ainda nem imaginamos hoje.

Muitas inovações e melhor administração

As novas ferramentas e facilidades não vieram somente para ajudar na administração. Elas vão além. Os condomínios, nas questões físicas e operacionais, também ganharam com a tecnologia, com equipamentos de controle e segurança mais modernos, como as câmeras de segurança com sensores, compartilhamento de serviços comuns, e o uso de aplicativos diversos, especialmente os fornecidos pelas administradoras, entre outros gadgets que vieram para facilitar o dia-a-dia e a vida em comunidade.

As portarias virtuais ou remotas estão em evidência, e substituem porteiros presenciais por comandos a distância. Como qualquer novidade, necessita de tempo de maturação e se adequa muito bem a alguns empreendimentos, sendo inviável em outros. Existem inúmeras outras inovações em nosso setor e este espaço vai se dedicar também a falar sobre elas.

Vantagens de contratar uma administradora de condomínios certificada pelo PROAD

Contar com uma administradora de condomínios certificada com o Selo PROAD traz diversas vantagens para síndicos e condôminos. Isso porque, quando uma empresa conta com essa certificação, há a garantia de boas condutas e serviços relacionados aos aspectos profissional, operacional e técnico.

Para obter o certificado, as administradoras devem cumprir uma série de requisitos e passar obrigatoriamente pela auditoria do Bureau Veritas, grupo internacional fundado em 1828 e que ocupa a liderança mundial em certificações.

Entre as exigências para que uma administradora obtenha o Selo PROAD estão:

  • Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial relacionadas a crimes ao patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
  • Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados ou títulos protestados;
  • Manter uma sede física em condição de funcionamento diário nos horários de atendimento ao público de clientes e fornecedores;
  • Adotar estrutura tecnológica adequada para as atividades.
  • Atuar no segmento de administração condominial há pelo menos 5 anos;
  • Ter capital social integralizado mínimo de R$200 mil no contrato social;
  • Ser associada a AABIC e ao Secovi-SP

A administradora com o Selo PROAD está atenta a tudo o que está sendo discutido. Essas empresas possuem profissionais altamente especializados e aptos a prestar todos os esclarecimentos aos condomínios.

Mais do que a garantia de excelência, uma administradora certificada com o Selo PROAD é uma empresa quem tem em seus técnicos, profissionais treinados e altamente capacitados para atender o condomínio em todas as suas necessidades. Ela é uma administradora compromissada com as melhores práticas do mercado.

Selo PROAD não é para quem quer, mas sim para quem merece!

 

 

Omar Anauate
Conselheiro do PROAD – Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios de São Paulo