CUIDADO! Condomínios também podem sofrer com fraudes.

Fraude é um tema que sempre causa polêmica, em qualquer segmento da sociedade e para qualquer pessoa. Sofrer pequenos ou grandes golpes, com prejuízo financeiro, pode ser um pesadelo. Quando esse tema passa a ser abordado por condomínios, parece que “vira tabu”, de tão delicada que a situação pode ficar. Ela envolve pessoas ou empresas às quais confiamos a gestão das contas do condomínio, a quem acreditamos que seriam capazes de usar o dinheiro da coletividade que ali mora ou trabalha da melhor forma e honestamente. As fraudes podem ocorrer de várias formas: contratos superfaturados, desvio de recursos, cobranças ilegais, pagamentos indevidos etc. Colocando o “dedo na ferida”, esses tipos de problemas podem ser causados por síndicos e administradoras. Aí é uma questão de ética (que vamos abordar mais à frente), respeito e controle por parte de todos. Esses casos não estão restritos ao condomínio, e podem se tornar caso de polícia, cabendo as punições legais.

 

Tipos de fraudes e cuidados

Vamos elencar alguns casos mais comuns de fraudes em condomínios e passar alguns cuidados que devem ser tomados para que sejam, primeiro, evitados ou, se for o caso, corrigidos. Infelizmente, alguns desses casos podem vir de síndicos e/ou administradoras.

  • Desvio de recursos – desde o desvio simples do valor recolhido das cotas condominiais, não lançamento de receitas (muitos condomínios têm receitas extras, como locação de espaços para comércios, por exemplo), obras superfaturadas, contratação de serviços desnecessários, cobranças excessivas e desnecessárias, desvio de materiais do condomínio, entre outras. A dica é confiar, desconfiando. Seja síndico, conselho ou administradora, a transparência é fundamental. Exija sempre prestação de contas. Não espere a assembleia para isso, e se houver dúvidas, peça informações a qualquer momento. Fica mais fácil e objetivo;
  • Cobranças indevidas – contas que não existem ou contas por serviços não prestados e aquisições que nunca existiram. Preste atenção, sempre. A solução, checar sempre para onde o dinheiro do condomínio está sendo destinado e/ou se a aquisição de algum produto serviçorealmente aconteceu ou necessária;
  • Documentos falsificados – sejam extratos bancários, comprovantes falsos ou adulterados de despesas, notas fiscais frias, recibos de pagamentos de empregados que não existem, cheques adulterados, enfim, quem planeja fraudar o condomínio encontra muitos caminhos. Checagem sempre;
  • Suborno e corrupção – seja de morador para com o síndico a fim de perdoar uma dívida, por exemplo, presentes, comissões por serviços ou na escolha de um fornecedor. Tudo isso se caracteriza como privilégio indevido. Se houver algum benefício, que o condomínio seja o favorecido, desde que dentro da lei e da normalidade.

A solução para isso parece a mais simples possível. Um dos caminhos, se houver qualquer dúvida ou desconfiança de um morador (ou do síndico para a administradora) sobre lançamentos, despesas, serviços, peça a verificação de documentos, e a verificação das contas do condomínio. A prestação de contas deve ser periódica e acessível a qualquer momento, em sua íntegra. Notando-se algum problema, exija explicações e punições, com ressarcimentos quando for o caso.

 

Ética acima de tudo

A palavra é ética. Ética nas relações, ética no trabalho, ética no dia a dia, ética na prestação de serviço, enfim. Quando condôminos escolhem um síndico, acreditam que ele tem preparo para isso. Confiam no que ele pode fazer por todos e pelo condomínio e esperam honestidade e ética nessa prestação de serviço. Da mesma forma, uma administradora deve ter ética eprofissionalismo na execução do seu trabalho e  na gestão das contas do cliente. Transparência é outro conceito fundamental. Não existe um bom trabalho se não houver um bom relacionamento entre síndico, moradores e administradora.

São dois conceitos básicos, que muitas vezes são esquecidos.

 

Vantagens de contratar uma administradora de condomínios certificada pelo PROAD

 Contar com uma administradora de condomínios certificada com o Selo PROAD traz diversas vantagens para síndicos e condôminos. Isso porque, quando uma empresa conta com essa certificação, há a garantia de boas condutas e serviços relacionados aos aspectos profissional, operacional e técnico.

Para obter o certificado, as administradoras devem cumprir uma série de requisitos e passar obrigatoriamente pela auditoria do Bureau Veritas, grupo internacional fundado em 1828 e que ocupa a liderança mundial em certificações.

Entre as exigências para que uma administradora obtenha o Selo PROAD estão:

  • Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial relacionadas a crimes ao patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
  • Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados ou títulos protestados;
  • Manter uma sede física em condição de funcionamento diário nos horários de atendimento ao público de clientes e fornecedores;
  • Adotar estrutura tecnológica adequada para as atividades.
  • Atuar no segmento de administração condominial há pelo menos 5 anos;
  • Ter capital social integralizado mínimo de R$200 mil no contrato social;
  • Ser associada a AABIC e ao Secovi-SP

O Selo PROAD é a garantia que síndico, moradores e usuários estarão seguros, com a consultoria e trabalho de uma administradora reconhecida pela sua excelência. E que está sempre sendo analisada e auditada pelo setor, por seus pares. Procure sempre por uma administradora de condomínios com o Selo PROAD.

A administradora com o Selo PROAD está atenta a tudo o que está sendo discutido. Essas empresas possuem profissionais altamente especializados e aptos a prestar todos os esclarecimentos aos condomínios.

Mais do que a garantia de excelência na gestão do seu condomínio, uma administradora certificada com selo Selo PROAD é uma empresa compromissada com o cliente e as melhores práticas do mercado. E a ética é um dos pontos verificados para obtenção da certificação. O Selo PROAD determina que a administradora deve atuar com ética empresarial, pois isso fortalece a própria empresa, melhora sua reputação e traz resultados positivos para todos os envolvidos. O Selo PROAD não é para quem quer, mas para quem merece!