Entenda o que é ter eficiência na gestão do condomínio

Saiba o que exigir da sua administradora para obter uma gestão do condomínio diferenciada!

 

Em busca de mais segurança e melhor qualidade de vida, muitos brasileiros optam por morar em condomínios. E até mesmo um leigo consegue se certificar sobre esse cenário: algumas voltas ao redor das grandes cidades brasileiras é o necessário para notar diversas construções de edifícios e afins. Todavia, sem uma gestão do condomínio de qualidade, dificilmente os moradores têm essas vantagens em plenitude. Se você planeja adquirir um apartamento ou mesmo já é um condômino, com certeza possui dúvidas sobre o real papel de uma administradora e o quanto ela é importante para manter o alto padrão do local e ainda proporcionar uma gestão do condomínio plena.

Então, para te ajudar, neste artigo, apresentaremos as principais atribuições de uma administradora de condomínio na gestão do condomínio. Continue lendo e confira tudo o que você deve cobrar da sua administração. Boa leitura!

Suporte profissional ao síndico para a gestão do condomínio

O dever básico de uma administradora e que deve ser cobrado pelos condôminos é o trabalho de suporte profissional ao síndico.

Nesse sentido, os moradores têm papel fundamental em termos de fiscalização. Não só para checar se o síndico está sendo bem assistido, como também para confirmar se existe um trabalho coeso, por parte da administradora, para responder as dúvidas de forma rápida e eficaz.

Gerenciamento dos funcionários do condomínio

Essa atribuição se encaixa no quesito de soluções práticas. O fato é que, assim como em uma empresa, os condomínios precisam de profissionais para realizar tarefas diárias e manter o local em pleno funcionamento.

No entanto, condomínios não são estabelecimentos comerciais e nem espaços corporativos. Ou seja, a gestão de recursos humanos precisa ser diferenciada.

Em outras palavras, uma boa administradora não deve se limitar a contratar funcionários apenas por conhecimentos práticos. É imperativo que se realize etapas em conjunto com o síndico para identificar quais profissionais são realmente capacitados para lidar diretamente com outras pessoas e quais entendem como funciona a rotina de um condomínio.

Além de tudo isso, é papel da administradora garantir que os direitos e os benefícios dos profissionais sejam respeitados e aplicados, tais como:

  • alimentação e transporte;
  • salário condizente com cada categoria;
  • férias, 13° salário, entre outros;
  • recolhimento do INSS;
  • distribuição de uniformes e EPIs.

Certificações de eficiência para a gestão do condomínio

Se você procura por uma gestão do condomínio eficiente, deve exigir que a sua administradora possua certificados que comprovem tal virtude. A verdade é que moradores de condomínios sempre têm obrigatoriedades e precisam cumpri-las se desejam obter os benefícios esperados.

Por isso, não há razão para que você não exija um alto padrão por parte da sua administradora.

Você já percebeu o quanto a administração de um condomínio demanda diversos conhecimentos em níveis técnicos e avançado. E, somente por meio de certificações que uma administradora de condomínios consegue afirmar o seu trabalho diferenciado.

Por exemplo, hoje, existe no mercado o Selo de Qualidade PROAD: o maior e principal certificado que uma administradora pode obter para comprovar suas habilidades.

Em outras palavras, ter uma administradora com Selo PROAD, significa:

  • contar com uma administração capacitada;
  • obter transparência na gestão de processos;
  • trabalhar com uma empresa inovadora e inteligente e com uma gestão preditiva.

PROAD significa Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios, que consiste em um processo de certificação de qualidade que atesta o trabalho diferenciado das administradoras de condomínios. Os espaços assistidos por uma empresa certificada pela PROAD se beneficiam:

  • tendo uma gestão aprovada em 180 procedimentos diferentes;
  • auditada pelo Bureau Veritas, empresa multinacional da área de certificação e auditoria de processos;
  • contando com uma administração apoiada pela OAB SP (participante do Conselho do PROAD);
  • trabalhando com uma empresa referência no mercado.

Enfim, não há dúvidas como uma administração capacitada faz toda diferença para um condomínio. E, como explicado, para garantir um alto padrão de qualidade, é essencial que você exija o selo de qualidade PROAD para a sua administradora, pois, com a certificação, a empresa pode garantir respostas rápidas e imediatas, soluções práticas para o síndico e os condôminos.

Gostou do artigo de hoje sobre o que você deve exigir da sua administradora de condomínio para ter uma gestão de condomínio diferenciada? Não se esqueça de baixar gratuitamente o nosso “Guia Prático PROAD sobre Gestão de Condomínios” para se aprofundar ainda mais sobre o assunto.