Garagem de condomínio: 5 dicas de segurança, manutenção e limpeza

Garagem de condomínio: 5 dicas de segurança, manutenção e limpeza

Se você tem dúvidas de como manter as garagens seguras, higienizadas e bem conservadas, este artigo é para você. Acompanhe e saiba mais sobre este importante assunto!

Um dos locais do condomínio que mais geram conflitos e desavenças entre vizinhos é a garagem. Na mesma medida, é um dos espaços que mais merecem atenção. Isso ocorre por diversos motivos, como a preocupação em relação à segurança e salubridade do local. Nesse sentido, é comum que haja dúvidas sobre como manter as garagens seguras, limpas e sempre bem conservadas.

Inclusive, em um cenário de pandemia, a preocupação com a higienização dessa área de uso coletivo deve ser redobrada, de forma a reduzir as chances de contágio.

Quer saber como preservar um ambiente saudável, cômodo e harmonioso para condôminos, colaboradores e demais públicos? Então, acompanhe o nosso artigo!

5 dicas de como manter as garagens seguras e sem riscos

A garagem do condomínio é utilizada diariamente por boa parte dos moradores. Todos os dias eles se deparam com um ambiente agradável e seguro ou com riscos e problemas, seja pela estrutura em si ou pelo comportamento de terceiros.

Como é de se imaginar, ambos os resultados dependem das estratégias adotadas pelo síndico e também do bom senso dos condôminos.

Para ajudar ambos os públicos nessa tarefa, listamos 5 práticas de como manter as garagens seguras. Confira:

1. Tenha cuidado com entregadores e visitantes

Grande parte das invasões em condomínios ocorre pela garagem ou portaria. Por isso, é essencial ter atenção em relação aos entregadores e visitantes, já que os golpes estão cada vez mais audaciosos e sofisticados. Uma das artimanhas mais utilizadas, atualmente, pelos criminosos é o uso de disfarces. Ou seja, os bandidos se fazem passar por terceiros para invadirem os empreendimentos e fazerem vítimas.

Para minimizar esse tipo de situação, é preciso que o síndico crie normas rígidas, como, por exemplo, proibir o acesso de entregadores nas dependências do condomínio e que cada morador busque sua encomenda na portaria. Além disso, é indicada a implementação de controles de acesso modernos, que permitam entradas e saídas de forma automatizada e sem contato.

2. Invista em equipamentos tecnológicos

Hoje em dia, é possível dizer que é praticamente impossível manter as garagens seguras sem o auxílio de recursos tecnológicos. Isso ocorre porque os condomínios estão cada vez maiores, na mesma medida em que os roubos, furtos e outros crimes.

As tecnologias voltadas para o controle de acesso são ótimas ferramentas para a gestão condominial. Isso porque otimizam o monitoramento de entradas e saídas e fornecem dados sobre as movimentações. Assim, contribuindo com uma administração mais assertiva. Por isso, vale a pena investir em soluções modernas que tragam segurança e comodidade também para condôminos e gestores.

3. Elimine equipamentos que tragam distração para a portaria

É comum se deparar com portarias que contêm aparelhos de televisão, que tem o intuito de proporcionar um passatempo para os porteiros. No entanto, por mais inofensivo que isso possa parecer, a realidade é que qualquer distração pode ser uma brecha para a investida de criminosos. Portanto, é indicado eliminar quaisquer riscos, incluindo esse tipo de recurso.

4. Capacite os porteiros e funcionários com um treinamento de segurança

Todo condomínio possui suas próprias normas de segurança, que devem ser de conhecimento de todos os colaboradores e moradores. Quando se trata da equipe, é preciso que cada profissional seja treinado após a contratação, de forma a saber quais são os tipos de posicionamentos e condutas esperados.

Porém, a capacitação dos colaboradores do condomínio deve ir além. Para que todos saibam como manter as garagens seguras, é preciso que sejam continuamente estimulados por meio reciclagens e outras ações que conscientização.

5. Crie um procedimento de emergência

Para que os condôminos estejam a par de suas responsabilidades em relação à segurança do condomínio, é essencial que o síndico desenvolva um manual contendo os procedimentos relacionados a esse objetivo. Esse deve ser debatido e aprovado em assembleia para que todos tenham conhecimento.

Dicas de limpeza em tempos de pandemia

Como citamos, a pandemia de Covid-19 tem exigido de todas as pessoas novas atitudes, que visam mitigar a disseminação do vírus. E, quando se trata de ambientes coletivos, isso é ainda mais importante.

Veja algumas práticas importantes de como manter as garagens seguras e livre desse e outros riscos:

  • Garagem não deve ser usada como depósito: uma das situações que mais causam conflitos entre moradores é o uso de espaço para estacionamento para guardar os mais diversos objetos. No entanto, esse tipo de comportamento torna o ambiente insalubre e com aspecto visual desfavorável;
  • Todos podem colaborar: a responsabilidade de promover um ambiente limpo para o uso de todos não é só do síndico, zelador e equipe de limpeza. É fundamental que todos os moradores contribuam com pequenas atitudes diárias, como fazer o descarte correto do lixo;
  • Limpeza do piso: um dos maiores desafios de como manter as garagens seguras e limpas é o piso. Além de os moradores cuidarem com vazamento de óleo em seus veículos, uma dica é adotar o revestimento impermeabilizado pela facilidade de remoção de manchas. Além disso, usar uma máquina de limpeza seca pode ajudar;

Manutenção da garagem: quais cuidados tomar?

A manutenção do estacionamento dos edifícios deve ser uma das prioridades dos síndicos que se preocupam em como manter as garagens seguras e agradáveis para os moradores. Para atingir esse objetivo, é preciso tomar as seguintes ações:

  • Cuidar com as infiltrações: essa é uma das principais dores de cabeça relacionadas a esse ambiente. Para minimizar os riscos de infiltração, é essencial realizar periodicamente a inspeção de tetos, paredes e pisos do local;
  • Cuidar com as superfícies: com a crise sanitária pela qual estamos passando, é imprescindível redobrar a higienização das superfícies da garagem e em outros locais do condomínio. Para isso, deve ser desenvolvido com cronograma que contemple todos eles, de modo a oferecer um ambiente seguro a todos.
  • Conservar as sinalizações e demarcações: para que o estacionamento seja organizado e seguro, é essencial fazer a manutenção das placas e faixas que indicam o fluxo do trânsito, o espaço que o veículo pode ocupar, a velocidade máxima permitida, entre outros símbolos importantes.

Por meio das ações citadas em nosso artigo, manter a garagem segura se torna uma tarefa mais facilitada e eficiente. Nesse sentido, contar com uma administradora certificada pelo PROAD é uma das estratégias que mais contribuem com a assertividade das ações em prol dos condomínios em vários sentidos.

Quer saber mais sobre a certificação, sua importância e como ser um condomínio certificado? Então, entre em contato com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário