Cuidado: nem toda inovação é “nova” e o barato pode sair caro

Startups e seus aplicativos prometem facilidades para o condomínio, incluindo redução de custos. Será que é tão fácil assim?

Quando falamos em tecnologia e inovação, não é erro afirmar que vivemos um momento único em nossa história. A todo instante surge uma novidade para facilitar nossas vidas. Uma startup que surge para revolucionar um processo, um sistema. Um aplicativo que coloca tudo na palma da nossa mão. E esse círculo é virtuoso, pois nem bem surge uma novidade, logo vem outra melhorando o que já estava bom. Claro, o segmento de administração de condomínios não poderia ficar de fora disso.

O uso de novas ferramentas digitais pelas empresas veio para facilitar a vida das pessoas e das empresas e as administradoras de condomínio já estão atuando nesse contexto. As administradoras usam dessas ferramentas para melhorar seus serviços, seu contato com os clientes, sua gestão interna e externa.

Entretanto, vem ocorrendo um movimento que precisa ser mais bem entendido: as startups que prometem serviços como novidade, maquiados de administração 100% digital, mais rápida, mais barata e sem burocracias. Porém, estes serviços já são executados digitalmente e disponibilizados pelas administradoras de condomínio há anos. Precisamos separar o joio do trigo.

O PROAD foi criado para regular o setor e mostrar que as empresas certificadas PROAD têm na inovação e na tecnologia diferenciais de trabalho. Ou seja, elas oferecem serviços e atendimento de qualidade, auditados e certificados por um selo, o Selo PROAD, reconhecido pelos seus pares e pelas duas entidades que representam o segmento: AABIC e Secovi-SP.

Enfim, esses novos players, as startups, nada mais fazem que embalar em uma nova casca o que o mercado sempre fez. Muitos dos serviços que elas colocam como novidade são feitos pelas administradoras desde sempre. As administradoras acompanharam a modernização dos serviços e do setor e elas mesmas já oferecem essas facilidades e inovações, mas com o “pacote completo” da gestão e do trato direto com síndicos e moradores – o que um aplicativo não faz.

Prova de que as administradoras estão atualizadas e de olho nesse movimento contínuo é que elas, também, já usam aplicativos de gestão de rotinas, como recebimento de encomendas, cadastro de moradores, controle de acesso de visitantes e fornecedores e reserva para uso das áreas comuns, entre outros serviços. Acessam e disponibilizam on-line para síndicos e moradores documentos, atas de assembleias, boletos, consultas a cotas em atraso, certidões negativas, demonstrações financeiras e enquetes. Ou seja, as administradoras também usam desses aplicativos de gestão que essas startups estão apresentando como novidade. É esse ponto que causa estranheza no mercado e nas empresas.

Ética no setor

O PROAD não é contra as novidades, muito pelo contrário, incentiva o uso delas. Umas das obrigações do selo é o constante aprimoramento das empresas e de seus colaboradores. Treinamento e aperfeiçoamento tecnológico sempre.

O que está contraditório é que as startups apresentam seus serviços e aplicativos como novidades e, para valorizar isso, fazem um contraponto com relação aos serviços que já existem, feito pelas gestoras tradicionais (ratifique-se: que usam também aplicativos), como sendo atrasados, caros e com falta de transparência. Isso é uma questão de ética – ou falta dela no caso das startups e seus aplicativos.

Transparência e ética norteiam os trabalhos das administradoras e nada é feito sem a anuência de síndicos e condomínios, sem o total conhecimento e aprovação de todos, em assembleia. Empresas do mercado, notadamente as certificadas com o Selo PROAD, são compromissadas com o cliente e com as melhores práticas do mercado. E, ao que parece, esse não é um vetor importante para essas startups que estão entrando agora.

Nada se cria, tudo se copia

Nada contra as novidades, como colocado desde o começo, mas o que deve ser destacado é que,  o que essas novas empresas vêm prometendo não é novo. O mercado sempre fez e de forma transparente e direta, a implementação de todas as inovações para os clientes.

Como nada se cria, uma das promessas que essas startups fazem em seus serviços é ajudar na aplicação de sobras de caixa em novas frentes, que não só a poupança, por exemplo. As administradoras tradicionais já fazem isso e apresentam e aconselham as melhores opções para o condomínio. Ou seja, as startups embalam um ideia antiga como “novidade”. Tudo se copia.

Enfim, o PROAD não é contra as novas startups e seus aplicativos que facilitam a vida das pessoas – e das administradoras. Só faz questão de transparência nas informações, para que síndicos e moradores estejam apoiados em clareza e confiança.

As empresas que possuem o Selo PROAD têm isso como norma. Uma das formas de transmitir essa confiança aos condomínios (síndicos e moradores) é, além de exercer as melhores práticas do mercado, informar e usar as novas tecnologias de forma abrangente, sempre em benefício do cliente.

Vantagens de contratar uma administradora de condomínios certificada pelo PROAD

 Contar com uma administradora de condomínios certificada com o Selo PROAD traz diversas vantagens para síndicos e condôminos. Isso porque, quando uma empresa conta com essa certificação, há a garantia de boas condutas e serviços relacionados aos aspectos profissional, operacional e técnico.

Para obter o certificado, as administradoras devem cumprir uma série de requisitos e passar obrigatoriamente pela auditoria do Bureau Veritas, grupo internacional fundado em 1828 e que ocupa a liderança mundial em certificações.

Entre as exigências para que uma administradora obtenha o Selo PROAD estão:

  • Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial relacionadas a crimes ao patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
  • Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados ou títulos protestados;
  • Manter uma sede física em condição de funcionamento diário nos horários de atendimento ao público de clientes e fornecedores;
  • Adotar estrutura tecnológica adequada para as atividades.
  • Atuar no segmento de administração condominial há pelo menos 5 anos;
  • Ter capital social integralizado mínimo de R$200 mil no contrato social;
  • Ser associada a AABIC e ao Secovi-SP

A administradora com o Selo PROAD está atenta a tudo o que está sendo discutido. Essas empresas possuem profissionais altamente especializados e aptos a prestar todos os esclarecimentos aos condomínios.

Mais do que a garantia de excelência, uma administradora certificada com Selo PROAD é uma empresa quem tem em seus técnicos, profissionais treinados e altamente capacitados para atender o condomínio em todas as suas necessidades. Ela é uma administradora compromissada com as melhores práticas do mercado.

Selo PROAD não é para quem quer, mas sim para quem merece!